5381174e6b7354d3
Botao loja

Canal Empresarial

Leite com qualidade ao alcance de todos

Por Renata Canales | Às 17/04 às 13:37
Show 1977cf692f54f9f7

Dr. Rodrigo Garcia Motta, M.V., Analista Técnico

Noxon Saúde Animal

O conceito “One Health”, ou seja, “Saúde Única”, vem ganhando espaço cada vez maior dentro das discussões científicas que tratam das questões atribuídas ao equilíbrio entre as saúdes humana e animal junto à perfeita harmonia com o meio ambiente. A proposta contempla também a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de doenças, com enfoque para a produção de alimentos seguros e livres de resíduos.


A orientação ainda é pouco conhecida fora do ambiente médico, porém os conceitos que suportam essa proposta são antigos, e podem ser perfeitamente aplicados a cadeia produtiva do leite, conforme o Art. 475 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA). Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto proveniente da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas saudáveis, bem alimentadas e descansadas (BRASIL, 2008).
O leite marca presença nas casas de quase todos os brasileiros, seja na sua forma pura, seja em produtos derivados como queijos e iogurtes. Neste cenário, há a busca por estes alimentos saudáveis para melhor qualidade de vida e dieta adequada. Assim é impactante o aumento da preocupação com certificados para a ausência de resíduos de medicamentos, tais como antimicrobianos, antiparasitários, pesticidas entre outros (SILVA; SOUZA, 2006).


Monitorar a utilização e o comércio de medicamentos para promover o uso responsável e reduzir o risco de resíduos é dever de todos. Esta responsabilidade é, atualmente, compartilhada entre toda a cadeia do agronegócio e órgãos fiscalizadores.
Em síntese, proteger a cadeia alimentar é um dever de todos. Pensando nisso, a Noxon desenvolveu o produto Lactus Pour On (Ivermectina 1% em veículo especial), endectocida recomendado para bovinos no tratamento e controle de vermes redondos gastrointestinais, bernes e ainda como auxiliar no controle da mosca-dos- chifres e carrapatos. Tem como vantagens: facilidade de uso, não estressa os animais na hora da aplicação (via pour-on), pode ser administrado em animais de qualquer idade e tem como principal característica não deixar resíduo no leite.

Por: Renata Canales.

Mais Vistas
Tristeza Parasitária Bovina (TPB) “Tristezinha”, “Pindura”, “Piroplasmose” ou “Mal da ponta”Novos desafios na mastite bovinaConheça o Lactus Pour-On, alternativa para controle de parasitas externos e vermes com descarte zero de leite.APLICAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO VETERINÁRIOFazenda Agrindus, uma das maiores produtoras de leite no Brasil, utiliza o suplemento injetável An@bolic, para melhorar a produtividade e a reprodução do seu rebanho. Confira o vídeo falando sobre esse assunto Como ganhar a luta contra parasitos externos em bovinosPraticidade das fitas plásticas no manejo das vacas de leite. Dica minuto Ruralleite, confira.Pneumonia bovina. Noxon Saúde Animal explica como tratarVerminoses em bovinos: Como controlarNutrientes e a melhoria da produtividade do rebanhoDiagnóstico e tratamento da mastite clínicaRuralleite testou o Milk Bar, um bico inovador para o aleitamento de bezerras leiteiras.Diagnóstico e tratamento da mastite subclínicaColostragem: Ponto chave na criação de bezerras. Nathália Rocha, Dra. Sprayfo Nordeste, explica!Tristeza Parasitária BovinaComo controlar a mastite.Médico veterinário fala sobre combate e controle estratégico de carrapatos em bovinos de leite.Rinotraqueíte Infecciosa Bovina ( IBR )Hipocalcemia nas vacas leiteirasMastite Ambiental. O umbigo e a saúde das bezerras.Importância e forma de aplicação do pós-dipping. Ruralleite explica!Qual o melhor equipamento de ordenha? Ruralleite fornece dicas.Vantagens do Sombreamento para vacas leiteiras
Ver Mais