Canal Empresarial

Diagnóstico e tratamento da mastite clínica

Por Noxon Saúde Animal e Leiteonline.com | Às 28/07 às 20:05

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA MASTITE CLÍNICA BOVINA

\r\n\r\n

Dra. Daniela Miyasaka S. Cassol, Médica Veterinária

\r\n\r\n

Gerente Técnica Saúde Animal / PDI

\r\n\r\n

Noxon Saúde Animal, Cravinhos-SP

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O diagnóstico da mastite clínica é feito por meio da inspeção e palpação da glândula mamária para a identificação do inchaço (edema), do aumento da temperatura, do endurecimento e da dor.

\r\n\r\n

A fase inicial da mastite clínica pode ser facilmente diagnosticada com o auxílio da “caneca de fundo escuro” (caneca telada), antes de cada ordenha. Neste teste são avaliadas as alterações macroscópicas do leite, tais como a presença de coágulos, pus e/ou sangue, visualizados nos primeiros jatos de cada ordenha.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

\"\"

\r\n\r\n

Figura 1. Detecção da mastite clínica (teste da caneca de fundo escuro).

\r\n\r\n

Foto: Daniela Miyasaka.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Após a confirmação da mastite clínica é importante adotar o controle higiênico-sanitário, caso seja de origem ambiental. Ações como antibioticoterapia sistêmica (Forticilina S, Terramax 20LA) e local (Topmast), anti-inflamatórios (Diclofin 5.0), antitérmicos e terapia de suporte devem ser tomadas logo nos primeiros sinais da mastite.

\r\n\r\n

Nos casos de mastites crônicas, é necessário aumentar a resistência imunológica da vaca (fornecer dietas balanceadas) e adotar a antibioticoterapia [instituir o tratamento de vacas secas (Topsec, Selamast)], o tratamento de vacas em lactação e o de novilhas no pré-parto). A utilização de anti-inflamatório (Diclofin 5.0) também é recomendada.

\r\n\r\n

É importante a realização de testes de susceptibilidade antimicrobiana (cultivo, isolamento e antibiograma), pois auxiliam o médico veterinário na escolha do medicamento adequado (LANGONI, 1995). Recomenda-se os seguintes antibióticos: gentamicina, ampicilina, ceftiofur, cefoperazona, amoxicilina, estreptomicina, enrofloxacina, oxitetraciclina, penicilina, tetraciclina, entre outros. Todos os antibióticos quando usados para o tratamento de mastite acarretam em resíduos no leite, por isso é muito importante seguir as orientações da bula do produto e respeitar o período de carência.

\r\n\r\n

A atenção deve ser voltada para o correto manejo de ordenha, evitar a utilização de panos ou esponjas em mais de uma vaca, instruir treinamentos aos ordenadores e fazer a desinfecção das teteiras após a ordenha. Realizar pré e pós-dipping.

\r\n\r\n

Importante: Consulte sempre o Médico Veterinário e siga corretamente as orientações descritas nas bulas dos produtos. Obedecer as boas práticas de aplicação de produtos de uso veterinário.

\r\n
Mais Vistas
A importância da cura do umbigo de bezerros recém-nascidosTristeza Parasitária Bovina (TPB) “Tristezinha”, “Pindura”, “Piroplasmose” ou “Mal da ponta”Novos desafios na mastite bovinaConheça o Lactus Pour-On, alternativa para controle de parasitas externos e vermes com descarte zero de leite.Leite com qualidade ao alcance de todosAPLICAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO VETERINÁRIOFazenda Agrindus, uma das maiores produtoras de leite no Brasil, utiliza o suplemento injetável An@bolic, para melhorar a produtividade e a reprodução do seu rebanho. Confira o vídeo falando sobre esse assunto Como ganhar a luta contra parasitos externos em bovinosPraticidade das fitas plásticas no manejo das vacas de leite. Dica minuto Ruralleite, confira.Pneumonia bovina. Noxon Saúde Animal explica como tratarVerminoses em bovinos: Como controlarNutrientes e a melhoria da produtividade do rebanhoRuralleite testou o Milk Bar, um bico inovador para o aleitamento de bezerras leiteiras.Diagnóstico e tratamento da mastite subclínicaColostragem: Ponto chave na criação de bezerras. Nathália Rocha, Dra. Sprayfo Nordeste, explica!Tristeza Parasitária BovinaComo controlar a mastite.Médico veterinário fala sobre combate e controle estratégico de carrapatos em bovinos de leite.Rinotraqueíte Infecciosa Bovina ( IBR )Hipocalcemia nas vacas leiteirasMastite Ambiental. O umbigo e a saúde das bezerras.Importância e forma de aplicação do pós-dipping. Ruralleite explica!Qual o melhor equipamento de ordenha? Ruralleite fornece dicas.Vantagens do Sombreamento para vacas leiteiras
Ver Mais