Artigo Técnico

Micotoxinas, o inimigo invisível que pode reduzir os ganhos da sua produção

Por Por Texto Assessoria | Às 25/03 às 15:45

Avicultores, suinocultores, produtores de leite, pecuaristas de corte e piscicultores estão sempre alertas aos desafios do campo, que envolvem problemas sanitários, ambientais, de manejo e alimentação. “Atenção especial é dada à nutrição, uma vez que é o item que mais impacta os custos de produção (cerca de 70% dos gastos totais). O melhor desempenho animal também depende da qualidade da ração. Então, o cuidado precisa estar em todas as etapas: da fabricação até o comedouro”, explica Fernanda Andrade, gerente de programa Feed Safety da Trouw Nutrition.

\r\n\r\n

“A contaminação microbiológica não pode ser vista a olho nu, mas é um desafio constante para os produtores. Ela pode chegar pela água, matérias prima, estar no ambiente e ocorrer durante o processo de fabricação. De maneira geral, praticamente todos os insumos usados na alimentação animal têm potencial de desenvolvimento fúngico. Fatores, como ambiente, umidade e temperatura, também influenciam em um maior ou menor grau”, complementa Fernanda.

\r\n\r\n

Seja na produção de aves, suínos, peixes e bovinos, os animais são vacinados e os ambientes devem ser higienizados para que não haja proliferação de doenças. No entanto, a armazenagem das matérias-primas destinadas à produção de rações muitas vezes fica em segundo plano.

\r\n\r\n

“Atualmente, a indústria de insumos tem soluções tecnológicas capazes de reduzir os impactos das micotoxinas. São os adsorventes. Eles atuam como agentes sequestrantes das substâncias tóxicas, impedindo que sejam absorvidas pelo organismo dos animais”, esclarece o gerente Nacional de Vendas Feed Additives, Ronaldo Silva.

\r\n\r\n

O impacto das micotoxinas no desempenho dos animais pode não ser notado de forma direta. Um exemplo é a ação das Fumonisinas: elas podem levar a problemas nas patas dos frangos de corte e dificultar a locomoção até o alimento, diminuindo o ganho diário de peso. “A mortalidade é rara, mas a perda em produtividade é significativa e atrapalha o retorno financeiro dos avicultores”, destaca Fernanda.

\r\n\r\n

Em caso de contaminação, a integridade do sistema imunológico é um dos maiores desafios, associada a problemas hepáticos e reprodutivos. “Os adsorventes são usados para a dieta de diferentes espécies, como bovinos, suínos, aves, peixes e animais de companhia. De acordo com a necessidade e risco da propriedade, a Trouw Nutrition oferece linhas completas de adsorventes, compostas por TNFix, TNBetaFix, TNStarfix e TNMegaFix. Livres da ação das micotoxinas, os animais têm melhor conversão alimentar e os lotes são mais homogêneos, garantindo rentabilidade para o negócio”, finaliza Ronaldo Silva.

\r\n
Mais Vistas
Qualidade do Leite: Conhecimento necessário para alavancar propriedades leiteirasSua silagem está protegida do mofo? Trouw Nutrition alerta sobre contaminaçãoOs impactos das micotoxinas na nutrição animal Tristeza Parasitária Bovina (TPB) “Tristezinha”, “Pindura”, “Piroplasmose” ou “Mal da ponta”Leite - 10 recomendações para produzir leite de qualidadeProdução orgânica de leite: o bem-estar bovinoComo fazer manteiga: pasteurização, maturação, batedura, malaxagem, lavagem e salga.Fatores ambientais são importantes na obtenção do valor genético do gado de leite A tradição nutricional dos derivados do leiteO retrato do produtor de leite orgânico no Brasil: agricultor, criador e administrador.APLICAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO VETERINÁRIOGirolando inova nas pistas e encerra Circuito Megaleite – Etapa Uberaba com maior valorização da raça Pecuarista - saiba como calcular quanto custa o litro de leite produzido em sua fazendaLactose - entenda mais sobre o assuntoProdução de leite orgânico: qualidade do leite e segurança alimentar.Associação de Girolando critica suspensão da taxa antidumping do leite.Girolando divulga programação do Circuito Megaleite 2018/2019 - Etapa UberabaPlanejamento e tecnologia - o segredo para obter bons lucros com a produção de leite Leite a pasto é o sistema mais barato de produção leiteiraDerivados do leite são uma excelente alternativa de renda para o produtor rural!Cruzamentos e melhoramento genético aumentam a produção de leiteGado de leite - saiba mais sobre o melhoramento genéticoFatores que intensificam a produção de leite: conheça-os!Leite - qualidade higiênica do leite cruLaticínios - a importância do consumo do leite e seus derivados para a saúde humana Leite - cor, viscosidade, densidade e acidez STRESS TÉRMICO EM VACAS LEITEIRAS Por que utilizar detergentes específicos para limpeza CIP do sistema de ordenha?Marcas de luxo no setor lácteoGestão da Propriedade LeiteiraComo ganhar a lutra contra os parasitos externos em bovinosPneumonia bovina. Conheça o diagnóstico e como tratarVerminoses em bovinos: Como controlarNutrientes e a melhoria da produtividade do rebanhoPós-dipping: A escolha do produto e sua avaliação são os diferenciais para evitar a ocorrência de novas infecções intramamáriasDiagnóstico e tratamento da mastite clínica bovinaDiagnóstico e tratamento da mastite subclínicaTristeza Parasitária BovinaComo controlar a mastite.Zootecnista explica as vantagens na produção da silagem de milho de grão reidratado.Médico veterinário fala sobre combate e controle estratégico de carrapatos em bovinos de leite.Rinotraqueíte Infecciosa BovinaHipocalcemia nas vacas leiteirasO Leite e a sua riqueza nutricional.Leite: Importante aliado na saúde do cérebroO consumo de leite durante a gestação ajuda na prevenção da pré-eclâmpsiaBeber leite antes de dormir promove uma noite de sono melhor.Mastite AmbientalO umbigo e a saúde das bezerras.
Ver Mais